segunda-feira, 16 de julho de 2012

reflexão sobre educação dos filhos

> No mundo de hoje, encontramos nas prateleiras das livrarias diversos livros sobre educação e emissoras de TV que investem em Reality shows sobre como preparar para as crianças um ambiente adequado para o seu desenvolvimento e como transmitir valores nesse ambiente.
> A preocupação com a educação é antiga e passou por diversos conceitos até chegarmos aqui, no século XXI.
> Um século após os grandes filósofos gregos, Freud, Jung, Piaget, Paulo Freire, Santo Agostinho, Maimônides e tantos outros. Grandes homens de origens, tempos, culturas, religiões e visões diferentes, pensadores que dedicaram suas vidas a compreender o desenvolvimento humano e a estudar as melhores formas de educar um ser humano para o bem. E ainda assim, até hoje nos questionamos sobre qual caminho devemos seguir na educação das crianças.
> Curiosamente, na bíblia, lemos que os primeiros de nós foram educados pelo próprio Deus.
> Em Gênesis está escrito que Deus, após criar o homem, plantou um jardim, ou seja, um ambiente propício para o desenvolvimento em segurança. Um lar.
> Dentro desse lar, Deus impôs limites ao homem, ao dizer que eles poderiam comer de todos os frutos, de todas as árvores, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ao proibir, Ele não disse: "…porque não e acabou"; pelo contrário, Ele explicou as consequências do ato.
> Ao se relacionar com pessoas de "fora da família", os valores e ensinamentos dados por Deus foram questionados por Eva, que resolveu testar as consequências previamente avisadas por seu educador.
> Deus, ao saber o que aconteceu, chega até Adão e pergunta: "Onde você está?" A palavra usada em hebraico para essa pergunta é: אַיֶּֽכָּה ('ayekah), e esse é um pronome interrogativo que pode ser traduzido como: Onde? Como? De que forma? Mas sempre em tom de tristeza e lamento. Encontramos esse vocábulo repetidamente no livro de Lamentações, na bíblia.
> Ao usar esse pronome específico, Deus mostra para Adão seu desapontamento, mas não faz qualquer acusação, mesmo já sabendo do ocorrido. Deus vai fazendo perguntas para apurar todos os fatos e à medida que questiona tenta induzir o casal à reflexão.
> Adão não se responsabilizou pelos seus atos ao culpar Eva que, por sua vez, fez o mesmo, culpando a Serpente.
> Deus não perdeu o controle da situação em momento algum e também não agiu com raiva ou impulso, mas com calma e uma didática perfeita explicou para cada um individualmente as consequências do erro.
> Chegou então o momento do que popularmente chamamos de "cortar o cordão umbilical", e o casal deixou o lar protegido e seguro.
> Deus, como todo o pai e mãe, teve que ver seus filhos saírem de debaixo de suas asas e irem viver por conta própria, correndo todos os riscos. E, como um bom pai, Deus deu todas as instruções sobre como eles deveriam agir diante das circunstâncias e estava sempre por perto para ajudar e orientar no que fosse necessário.
> A grande lição que podemos aprender com todos os pensadores e com a própria bíblia é que embora o erro por parte dos filhos seja inevitável, é nosso dever educá-los da melhor forma possível, com amor, compaixão e perdão.
De: Victor Berti
> --

Nenhum comentário:

Postar um comentário